• Custos da Qualidade: Definição, Categorias, Elementos e Aspectos Fundamentais
• Identificação dos Custos da Má Qualidade: Mapeamento dos elementos da organização que representam desperdícios, falhas, erros, correções, reprocessamentos, inspeções, detecções, paradas não planejadas, estoque excessivos, movimentações excessivas, atividades com valores não agregado e elementos que representam perdas de oportunidades, falta de métodos preventivos e falta de visibilidade para custos ocultos que não são tratados
• Quantificação dos Custos da Má Qualidade: Valorização dos elementos identificados pela organização em dinheiro real gasto, tanto dos custos da não conformidade, como dos custos da perda de oportunidades. Entender métodos de cálculos que orientem a organização de como aplicar e determinar os Custos da Má Qualidade associados
• Priorização dos Custos da Má Qualidade: Realização da análise crítica dos custos identificados e quantificados, através da classificação dos elementos mapeados e do uso de ferramentas de priorização, como:
a) Gráfico de Importância x Habilidade de Mudança pela organização
b) Pirâmide de Custos x Impacto
• Plano de Ação para reduzir/eliminar Custos da Má Qualidade: Desenvolvimento de planos de ação viáveis, realísticos para alcançar resultados desejados. Estabelecimento de objetivos, metas, relatórios e ferramentas de comunicação e participação, para estimular todos os colaboradores a contribuir com o alcance das metas estabelecidas
• Método da Auto Avaliação: Ferramenta útil e simples para identificar e quantificar os elementos dos Custos da Má Qualidade por departamento, área ou processo da organização
• Atividades em grupo e Dinâmicas em Sala de Aula: Realização de discussões, reflexões, exercícios e simulações, aplicando os conceitos apresentados e promovendo um ambiente de interações e troca de experiências