Interaction Plexus BR

SP-0065 – WCM – LOGÍSTICS (LCS)

O propósito do treinamento no Pilar Logistics Customer Service (LCS) é de orientar o Multiplicador das Metodologias do WCM quanto a missão original do TPS (Toyota Production System) que consiste na melhoria do fluxo de materiais e de informações a fim de obter a satisfação do cliente interno e externo que receberá as peças certas, no local certo, na hora certa, na quantidade certa e na qualidade certa. Para isto, este treinamento parte do pressuposto do Mapeamento e otimização do Fluxo de Valor VSM (Value Stream Mapping) seguido de aplicação de ferramentas focadas na otimização da movimentação, organização, balanceamento e sequenciamento dos materiais processados e semiprocessados. As melhorias LCS são suportadas pelas abordagens Sistêmicas e Focadas dos demais pilares do WCM a fim de garantir o controle do fluxo de processo e suas variáveis (Nivelamento heijunka) pela redução das perdas que consequentemente geram a redução dos diversos tipos de estoques.
• Líderes e pessoas que necessitam compreender e aplicar pilar LCS (Logistics Customer Service), na metodologia WCM.
• Líderes de projetos e formação de cultura WCM.
1) Pilar LOGÍSTICS (LCS):
• Estudos para o balanceamento e sequenciamento dos fluxos de materiais.
• Estudos para o balanceamento e sequenciamento dos fluxos de informações.
• Flexibilidade de padronização para atender a demanda inicial do cliente através de ferramentas básicas: 5T, Kitting, Kanban, 5S, Two bin, Milk Run. Peças certas, no local certo, na hora certa, na quantidade certa e na qualidade certa. 
• Orientação para a redução de perdas e para a flexibilização da demanda produtiva descritas anteriormente para o sistema JIT: Otimização do FIFO e MRP.
• Aplicação do 1º princípio constitutivo do Fluxo de Valor: Sincronização entre produção e venda (Production/Sales Synchronization).
• Aplicação do 2º princípio constitutivo do Fluxo de Valor: Redução ao mínimo estoque (Minimize Inventory) para criar um fluxo produtivo contínuo.
• Aplicação do 3º princípio constitutivo do Fluxo de Valor: redução ao mínimo da movimentação e da manipulação dos materiais (Minimum Material Handling).
• Gestão de estoques de Materiais, Sequenciamento, Instituição de Fluxo Puxado (PULL) através da aplicação do princípio de cadenciamento ou Takt Time.
• Aplicação de Value Stream Mapping (VSM): Criação do Fluxo, Criação do Fluxo Contínuo, Criação do Fluxo exato e Criação de Fluxo sobre Controle.
• Aplicação de SMED (Single Minute Die Exchange) – Troca Rápida.
• SCM (Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento) no estágio do projeto.
• IPS (Ideal Process System).
• Os sete Steps do pilar LCS.
Carga horária: 16 horas
• Metodologia de Ensino: Sistema de Treinamento Plexus TM,
• A Interaction Plexus é a organização que desenvolveu o percurso formativo de líderes WCM em uma importante montadora de veículos nacional,
• Instrutores com amplo domínio dos conceitos e cultura Lean Manufacturing e WCM,
• A Interaction Plexus também atua no mercado de treinamentos customizados para empresas de grande e médio porte.

COACHING OPCIONAL
Baseado nas melhores práticas das empresas que implementaram o WCM, visando a adequação da implantação dos pilares técnicos através de diagnóstico (Gap Analysis).


Solicite um orçamento

10/04/2025 a 11/04/2025

Por favor, preencha os dados abaixo para falar conosco no Whats