VISÃO GERAL do 6 SIGMA
Metodologia DMAIC
• O Método Científico de solução de problemas PDCA e DMAIC
• Integração do PDCA com o DMAIC
• Integração das ferramentas analíticas e estatísticas com a metodologia DMAIC
• Pilares do 6 Sigma: alinhamento com a estratégia do negócio, análise de causa e efeito e foco nas causas (Xs): levantamento, análise, melhorias, redução da variação e eficácia das ações
Gestão do Programa 6 Sigma
• Papéis e Responsabilidades: Patrocinador (Sponsor), Padrinho (Champion), Belts (Black, Green e White Belt), Facilitador (Consultor Interno / Externo), Especialistas (Membros da equipe)
• Problema Crônico x Problema Esporádico
• Problemas que podem ser elegíveis para um projeto Green Belt
• Identificação e Escolha do Projeto
FASE DEFINIR (D)
• Voz do Cliente: métodos de coleta de dados
• Ferramentas de determinação de requisitos de cliente: CTQ.
• Identificação e Priorização de Projetos: gráfico sequencial e de barras, análise de dados históricos e Matriz GUT
• Objetivo do Projeto: definição da Meta Geral do projeto, Metas SMART e benchmarking
• Impacto do Projeto: identificando benefícios Qualitativos e Quantitativos do Projeto
• Escopo do Projeto: Diagrama Dentro e Fora e identificando limites do processo
• Fundamentos sobre Processos: SIPOC e Mapeamento de Processo.
• Charter de Projeto: apresentação e aprovação do Business Case
• Responsabilidades do Green Belt e Trabalho em Equipe
• Gestão do Projeto: Gestão a Vista, Tollgates, Checklists de validação de fases
FASE MEDIR (M)
• Delimitação do Problema Crônico em Fenômeno(s): ferramentas de coleta de dados: Plano de amostragem, 3GENs (Genba, Genbutsu, Gengitsu), 5W1H, Estratificação, Folha de Coleta de Dados, Pareto, Diagrama de Árvore
• Tipos de Dados: Qualitativos/Atributo e Quantitativo/Variável: Variável Discreta/Contínua
• Fontes de coleta de dados
• Transformação de dados qualitativos em dados quantitativos
• Objetivos específicos do Projeto: definição de metas específicas do projeto
• Fluxograma de Processo e Matriz de Causa Efeito
• Amostragem: tipo, frequência e metodologia
• Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Medir
• Estatística Descritiva Básica: medidas de localização, dispersão e distribuição
• Distribuições: Binomial (proporção de defeituosos) e Poisson (taxa de defeitos)
• Distribuição Normal (variáveis contínuas): Curva Normal
• Avaliação de normalidade da distribuição: Teste Anderson-Darling, Teste Gráfico de Probabilidade Normal
• Identificação e gerenciamento de causas comuns e causas especiais
• Métodos Gráficos: Run Chart, Histograma, Dot Plot, Box Plot.
• Fundamentos de MSA: variáveis do sistema de medição, acuracidade, precisão e estabilidade
• Estudos de MSA para variáveis e atributos: repetibilidade e reprodutibilidade(R&R), método da tabulação cruzada (Kappa)
• Estabilidade e Capabilidade para variáveis contínuas: Pp, Ppk, Cp, Cpk
• Capabilidade para variáveis discretas: Cálculo do score Z e transformação de Cp e Cpk em ppm ou % defeitos
FASE ANALISAR (A)
• PFMEA
• Análise de causa raiz: diagrama de causa efeito , fatores 6Ms, 5 porquês
• Validação dos 5 porquês
• Análise da Ocorrência e da Não Detecção
• Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Analisar
• Tipos de variação: dentro da amostragem (posicional), entre amostragens (cíclica), temporal (de tempos em tempos)
• Inferência estatística, Intervalo de Confiança e Significância: tipos de erros
• Testes de Hipóteses para: médias, desvio-padrão, proporção de defeituosos, taxa de defeitos, análise de variância (ANOVA)
• Estudos de Correlação e Análise de Regressão
FASE MELHORAR (I)
• Diferença entre contenção, ação corretiva e ação preventiva
• Cronogramas e Plano de Ação
• Poka Yoke
• Análise SWOT e Matriz de Impacto x Esforço
• Carta de Controle e Análise de Capacidade ANTES/DEPOIS
• Otimização de Melhorias – ANOVA para médias (ANOM)
FASE CONTROLAR (C)
• Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Controlar
• Cartas de Controle por variável: média e amplitude, valores individuais e amplitudes móveis e cartas de Controle por atributos: cartas p, np, c e u
• Acompanhamento de indicadores de desempenho do projeto (KPIs)
• Lições Aprendidas
• Matriz e Plano de Treinamento
• Plano de Controle
• Verificação do saving do projeto e de sustentação da melhoria
• Relatório Sumarizado do Projeto